sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Gaiva, gaivota ou morganiça...

Já há algum tempo que tenho alguma curiosidade sobre as alcunhas que pertencem à minha família, provenientes das 2 partes da minha família. Gaiva ou gaivota por parte de mãe e morganiça por parte de pai. Após alguma pesquisa, tive apenas algumas respostas, e mesmo as que tive, não consigo saber se são ou não reais, pois quem me poderia trazer alguma luz sobre o assunto, já seguiu, infelizmente, para a Luz, fazendo agora parte do céu estrelado... Mas, do que consegui apurar, tenho o seguinte:

Sou Gaiva, porque o meu avô era conhecido por Carlos Gaiva. O que quer dizer Gaiva? Gaiva significa tenda ou escavação feita na terra pelas águas das chuvas. Ora, que eu saiba, isto nada tem a ver com o meu avô ou com a sua profissão... Era latoeiro... Muitas horas passei eu a vê-lo trabalhar, a aquecer a solda, a soldar lata para no fim sair um balde, um regador, uma almotolia, tanta coisa que ele fazia com tanto rigor, com tanto empenho e profissionalismo... Que pena tenho eu que as minhas filhas nunca cheguem a vê-lo fazer estas criações... Que orgulho tinha eu e ainda tenho no seu trabalho... Em sua homenagem, dei a todos os convidados do meu casamento um pequeno regador de lata, como os que eu tantas vezes o vi fazer... E mandei fechar um em vidro que se mantém ainda hoje na sua campa... espero que ele tenha gostado...

Mas continuo a não entender de onde vem o nome Gaiva. Ao pesquisar o seu significado, na esperança de ter alguma pista que me levasse ao seu significado, encontrei não só aquele que já aqui vos referi, mas também que Gaiva seria o mesmo que goivadura, ou seja, um entalhe feito com uma goiva, uma espécie de formão para lavrar meias canas côncavas. Ou seja, nada de util na presente situação, a não ser um aumento de cultura geral, de dificil aplicação no futuro... Mas também aproveitei para perguntar à minha mãe e ela disse-me que o nome já vinha do avô dela, ou seja, não me parece que eu consiga descobrir porque é que nós acabámos com esta alcunha.

Mas a realidade é que, desde o tempo do meu avô até aos dias de hoje, o nome tem sofrido algumas alterações na minha geração, ou seja, comigo e com os meus primos. Um deles, sofreu uma adaptação de gíria desportiva e, devido à utilização do nome nos jogos de futebol, passou a ser chamado de Gaibéu... No meu caso, saltei de Gaiva a gaivota, mais impulsionado pelo meu marido que adora usar as gaivotas das zonas marítimas para nos "atormentar" dizendo que são uma espécie que nem para comer presta, que deveriam ser todas exterminadas... Enfim, também adora "chatear" a sogra com este tema... Agora anda a tentar ensinar a minha filha mais nova a chamar a avó de Vovó Gaivota...
Mas eu até confesso que nem me importei muito com a mutação sofrida pelo nome, pois as gaivotas são animais sublimes, aos quais tenho agora um carinho especial e considero uma espécie linda! E assim, sei que quem olhar para elas, pode sempre lembrar-se de mim...
Já em relação ao nome morganiça, eu já sabia que estava relacionado com umas plantas que havia junto à casa da minha bisavó que eram as chamadas morganiças. Claro que ninguém poderia ter colocado uma alcunha lógica, fácil de descobrir... Então, o mais perto que cheguei, e que não posso garantir a veracidade de, foi a uma planta chamada morganheira, que sendo a minha familia paterna de uma aldeia, acredito que fosse fácil adulterar o nome morganheira até chegar a morganiça... Assim, e pesquisando pelo nome científico da dita, encontrei a Euphorbia-characias, que, pelo aspecto, me parece familiar da zona. Acredito por isso que sejam estas ou outras parecidas a razão da minha alcunha paterna. O meu avô paterno nunca cheguei a conhecer... Morreu muito antes de eu ter nascido... Mas não é bem verdade que nunca o cheguei a conhecer, pois ele deixou um diário que eu encontrei à alguns anos e nessa altura descobri coisas sobre ele que nem o meu pai, seu filho, sabia... Senti na altura que o conhecia...

Bom, acho que isto dá para descrever de forma algo confusa a razão das alcunhas que me rodeiam e com as quais vivo sem grandes problemas... O meu pai não morre de amores da sua alcunha (mas como também é mais uma alcunha simbólica, mas que ninguém o chama por ela, está tudo bem), já a minha mãe não tem problemas com a sua real alcunha Gaiva nem com a adulterada alcunha gaivota... E eu, confesso que agora estou até mais satisfeita por ter pesquisado um pouco sobre ambas as alcunhas... Sylvie gaivota morganiça...sempre...

fotos:www.californiagardens.com/ images/ e m. daech - laoen

Sem comentários: