sábado, 6 de setembro de 2008

Tempos modernos...

Passa actualmente no canal 1 o filme "Tempos modernos", com o grande Charlie Chaplin. Estou segura que nunca, quando este filme foi feito, se pensou que, após tantos anos, se mantivesse tão actual e acima de tudo, real. Mas é mesmo assim. É um filme que retrata a vida de um homem simples, trabalhador, o qual, após injectado o néctar da tecnologia na sua vida, nunca mais consegue o feito de endireitar a sua vida como até então houvera feito... Fazendo daqui uma analogia ás realidades da vida, nem sempre o que aparentemente vem para nos ajudar, ajuda, assim como nem tudo o que parece fazer-nos mal, o faz efectivamente.
O que me lembra uma história que recebi à muito tempo atrás numa apresentação, que falava exactamente de algumas percepções que temos que nem sempre correspondem à verdade. Perdoem-me, caso conheçam a história, por alguma inexactidão que nela se encontre, pois reproduzo-a aqui de memória, mas apenas gostava de vos deixar com a ideia a ela subjacente.
Uma vez um passarinho voava (já em atraso) para o Sul para lá passar o Inverno.
Estava tanto frio, que o passarinho gelou e caiu no meio de um campo. Quando ali permanecia, imóvel, à espera da morte, passou uma vaca e defecou em cima dele.O passarinho gelado, no meio do monte de estrume, começou a aperceber-se que estava a ficar mais quente. De tão feliz, começou a cantar. Um gato passava por perto e ouviu o seu canto, dirigindo-se então a ele.
Seguindo a melodia que o passarinho entoava, o gato descobriu-o debaixo do estrume, desenterrou-o, e comeu-o. Desta feita, o que pretendo realçar é o seguinte (perdoem-me agora a linguagem mais ... Enfim, mais!):
1º- Nem todos os que te põem na merda te querem mal;
2º- Nem todos os que te tiram da merda são teus amigos;
3º- Quando estiveres na merda, mantém a boca fechada e viverás mais tempo.
Aproveito para pedir a todos que, se alguma vez me virem a gelar e me pretendam ajudar, agradeço que me forneçam... Um cobertor ou uma lareira acesa, o resto dispenso, não fosse eu começar a cantar...sempre...

Sem comentários: