segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Isolamento...

Acabei de saber de uma situação que me deixou algo triste...
A minha filha vai dar uma festa na próximo sábado. Como tal, dei-lhe liberdade para fazer ela mesma a sua lista de convidados... Até aqui, nada de novo... O que me veio chocar foi o facto de ter chegado ao ATL para ir buscar a minha filha e a rapariga que lá estava com os miúdos me ter chamado à parte para me pôr ao corrente de uma situação... Afinal, a listinha da minha filha contemplava todos os coleguinas da turma...
Todos?!?! Não, excluía unica e simplesmente uma coleguinha... Uma menina que, aparentemente já vinha a ser excluída dos tempos de creche. Uma creche onde a minha filha não andou, mas de onde vieram alguns dos seus coleguinhas. Não tendo lá andado, foi convertida tal e qual como os que lá andaram... e aparentemente, sem oferecer grande resistência! Não sei se foi por já ter sido eu própria a excluída, mas odiei saber isto!
Foi-me dito que a menina, ao ver os convites a serem distribuídos e ver que não havia um para si, começara a chorar... pobre criança, como eu a entendo...
Claro que, assim que cheguei ao carro, falei com a minha filha e perguntei-lhe se tinha entregue convite a todos os seus coleguinhas, ao que ela me respondeu que só não tinha entregue áquela menina.
Perguntei-lhe porquê e ela respondeu-me que se tinha esquecido do nome da menina... Será verdade??? Duvido muito, mas seja como for, após perguntar à minha filha se ela gostava que alguém desse uma festa e se "esquecesse" de a convidar e explicar-lhe que devemos dar-nos bem com todos e neste caso, brincar com todas, combinámos que amanhã eu iría à escola, com um convite, e iria pedir desculpa à menina e dizer-lhe que o convite dela tinha ficado no carro, mas que ela estava convidada para a festa...
Eu sei que é uma mentira, mas acho que é aquele tipo de mentiras que não magoa ninguém e pode ajudar a impedir que a auto-estima daquela menina fique de alguma forma afectada, por achar que tenha sido excluída daquela forma...
Como eu lamento não ter perguntado os nomes de todos os meninos da turminha antes de ter entregue os convites... Mas agora aprendi... Temos que aprender com os erros...
...sempre...

A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas - Carlos Drummond

Sem comentários: