sábado, 8 de novembro de 2008

Explicar aos mais novos...

Há determinadas coisas que se tornam difíceis de explicar às crianças... Eu deparo-me com essas dificuldades sempre que alguma das minhas filhas me pergunta" o que é isso?" ou " o que significa isto?".
Na realidade, como explicar a uma criança determinada coisa usando vocabulário que estas entendam?
Conheço uma pessoa que faz com que isso pareça tão fácil... mas, pelo menos para mim, não é assim tão simples!
Temos que fazer uma introspecção e procurar bem nos recônditos da nossa alma uma explicação que, além de facilmente assimilável, dissipe toda e qualquer dúvida em relação ao assunto, pois, mais assustador ainda do que a pergunta "o que significa isto?" é a resposta à pergunta "Entendeste?" ser pura e simplesmente "NÃO!".
Quando relia , um destes dias, uma revista da qual sou assinante, (re)encontrei uma situação real, que retratava perfeitamente o que acabei de relatar e a qual pensei logo em aqui colocar.
Vou transcrevê-lo na íntegra e deixar-vos concluir se concordam ou não comigo...
" Como professora de Geografia, deparei-me com algumas dificuldades para conseguir que uma turma compreendesse um assunto que me parecia acessível - a humidade atmosférica e o ponto de saturação. Resolvi dar o seguinte exemplo: a atmosfera é como se fosse um saco em que vamos pondo laranjas «quando já não cabem mais laranjas, o que é que acontece?»
As respostas foram variadas, o que me deveria ter alertado para o perigo iminente: «o saco rompe-se», «temos que arranjar outro saco» ou « as laranjas a mais caem no chão».
- Exactamente - retorqui. - É o que acontece com a atmosfera; quando já não comporta mais humidade, atinge o ponto de saturação e a humidade em excesso precipita-se.
No teste final, pedi a resposta à pergunta:
« O que acontece quando a atmosfera atinge o ponto de saturação?»
O meu desgosto foi profundo. Cerca de 90% da turma respondeu: « Chovem laranjas.»"
Maria Pereira in Selecções do Reader's Digest - Março 2008
Ser educador nem sempre é fácil, não é?
...sempre...

Sem comentários: