segunda-feira, 9 de março de 2009

A juventude de hoje...

Ainda me lembro da minha falecida avó dizer "esta juventude está perdida, nunca estão contentes com nada, tivessem as dificuldades que nós tivemos e aí sim, teriam motivos para ser infelizes, agora quanto mais têm mais querem..."
O discurso continuava por tempos infindos (ou pelo menos assim o parecia), sendo que eu fazia, na altura parte da dita juventude perdida.
Um dia destes, estava eu à espera para fazer análises, dei por mim a relembrar estas palavras da minha avó enquanto observava duas jovens adolescentes que acompanhavam a mãe (ou eram por ela acompanhadas) e o seu semblante de tédio que acompanhava cada palavra que era proferida pela progenitora.
Daí a saltar-me para a memória, a felicidade estampada nas jovens que eu vira apenas uns dias antes, na companhia de umas amigas, foi necessário apenas um segundo...
E relembrei-me da minha própria juventude, aquela para a qual a minha avó me alertava de que nada me satisfazia... E tinha razão!
Lembro-me perfeitamente daquela altura em que a família era uma imposição e o nosso "mundo ideal" era composto apenas pelos nossos amigos... Esses seres perfeitos e no entanto tão imcompreendidos como nós éramos. Que estranho era aquele mundo em que nós jovens (detentores do saber absoluto) não éramos venerados pelos mais velhos, porque seria?
Hoje sei e aceito que grande parte das minhas ideias, se levadas a cabo, poderiam ter feito danos irreparáveis na minha vida. No entanto, outras houve, que a poderiam ter facilitado... Nunca saberei... Mas revejo um padrão de comportamento nestas jovens que com notado enfado falam com a família para no instante seguinte abrir um largo sorriso quando o telemóvel toca e é a amiga com quem já não falavam... há 5 minutos!!!
...sempre...

Sem comentários: