terça-feira, 3 de março de 2009

As nossas crianças...

Não querendo usurpar palavras de ninguém, à alguns dias atrás ouvi, numa conferência sobre como educar na família e na escola, um orador (lamento, mas já não me lembro do seu nome, apesar de não esquecer a sua mensagem), apregoar o seguinte:
"...como pais, perdemos muito tempo com coisas que não se justificam... De manhã e/ou à tarde, quando levamos ou vamos buscar os nossos filhos à escola, em vez de estarmos a tentar ouvir as notícias, vamos tentar falar com os nossos filhos, perguntar-lhes o que os preocupa, o que fizeram na escola, como se sentem, o que sentem... Se virmos bem, as notícias que tentamos tão avidamente ouvir, repetem-se não uma, mas várias vezes durante o dia, no entanto, aquele bocado com os nossos filhos não se repete mais..."
Confesso que eu era, até aquele dia, uma destas pessoas que, apesar de nem sempre o fazer, ocasionalmente, tentava manter-me actualizada dos males do mundo naquela pequena viagem que fazia ao ir levar/buscar as minhas meninas.
Actualmente, já não o faço! Aproveito para pôr a "conversa" em dia, para me inteirar de como passaram o dia, do que esperam que o dia venha a ser, do que mais gostam de fazer na escola, do que gostam menos, enfim, de todas aquelas pequenas grandes coisas que são, no universo de crianças de 6 e 2 anos, importantíssimas...
E confesso que, ao invés de começar o dia a ouvir falar de mortes, acidentes, pedofilia, desfalques, assaltos, etc, me faz muito bem começar o dia com " ontem estivémos a ver porque é que o arco irís tem muitas cores" ou "ontem, pintei um lefante", à qual acrescento " e de que cor era o teu elefante, amor?" e recebo a resposta...." Vermelho"!!!!!
...sempre...

Sem comentários: